Introdução
Este plano de trabalho tem como objetivo discorrer sobre a prática pedagógica que será utilizada para o melhor entendimento sobre Função Polinomial do 2º grau. Prática essa, que deverá levar o aluno a perceber a aplicabilidade do assunto e a construção do seu próprio conhecimento com situações problemas e questionamentos feitos por eles.
O que tenho visto ao longo dos meus quase 6 anos de experiência, é que a falta de interesse pelo assunto e até mesmo pela própria Matemática, tem sido uma constante e pensando em mudar tal situação e repensando a minha própria prática, surgiu a necessidade de se planejar aulas mais atrativas e mais inseridas na vida humana, o que justifica o presente trabalho.
Neste trabalho mostrarei como abordei o assunto Função Polinomial do 2º grau em turmas de 1º ano.
Desenvolvimento
Atividade 1
-Habilidade relacionada:
Identificar uma função polinomial do 2º grau.
Compreender o significado dos coeficientes de uma função do 2º grau.
Competência:
-Reconhecer algebricamente uma função do 2º grau em uma situação problema.
-Relacionar os coeficientes de uma função do 2º grau à sua representação gráfica.
-Pré requisitos: Resolução de equações.
-Tempo de duração: 100 minutos
-Recursos educacionais utilizados: Vídeo Esse tal de Báskara com duração de aproximadamente 15 minutos.
-Organização da turma : Individual
-Objetivos: Apresentar todos os assuntos que serão tratados dentro do tema
central, principalmente a visualização de gráficos. Mostrar aos alunos a importância do tema que será estudado e sua aplicabilidade em assuntos do cotidiano.
-Metodologia adotada:
Fazer a apresentação do vídeo , Esse tal de Báskara e depois mostrar todos aspectos relevantes de uma Função do 2º grau, tendo como base o conhecimento deles em Equação do 2º grau:
-Mostrar a forma de uma função do 2º grau;
-Relacionar seus coeficientes e suas com a representação gráfica da parábola;
-Apresentar a forma canônica e complementação de quadrados para a resolução da função.
-Propor exercícios do livro didático que envolvam o raciocínio apresentado na aula.
Atividade 2
-Habilidade relacionada:
- Representar graficamente uma função do 2º grau;
-Compreender o significado dos coeficientes de função do 2º grau;
-Utilizar a função do 2º grau para resolver problemas;
-Resolver problemas envolvendo cálculo de máximos e mínimos.
-Pré- requisitos: Funções Quadráticas. Reconhecimento do gráfico da função quadrática e de suas propriedades.
-Tempo de duração: 100 minutos
-Recursos educacionais utilizados: Folha de atividades; Laboratório de Informática ou notebook do professor com projetor multimídia; software Geogebra.
-Organização da turma: Turma disposta em pequenos grupos (2 ou 3 alunos), propiciando trabalho organizado e cooperativo.
-Objetivos: Resolver problemas que envolvam funções quadráticas e seus pontos notáveis, como extremos ou raízes.
-Metodologia adotada:
Utilizar o Software Matemático Geogebra para mostrar os pontos notáveis de uma função quadrática em problemas que envolvam situações da vida humana.
A atividade foi feita no Laboratório de Informática em grupos. Utilizei problemas propostos .
Problema A
Usando Cálculo e Física, podemos provar que, sob certas condi¬ções (considerando somente o efeito da gravidade e desprezando-se a resistência exercida pelo ar), se um projétil é arremessado vertical¬mente de uma altura S0, dada em metros, com uma velocidade inicial V0 , dada em m/s, é possível mostrar que sua altura s, t segundos após o lançamento, é dada por
s(t) = - 5t² + v0 t + s0
(a) Sabendo que um projétil é lançado do solo (e portanto, S0=0 ) e que leva 10 segundos para voltar a atingir o solo, use a equação acima para determinar a velocidade inicial do projétil?
(b) Qual a maior altura atingida pelo projétil?
Problema B
Uma bola é lançada ao ar. Suponha que sua altura h, em metros, t segundos após o lançamento, seja h= -t² +4t +6. Determine:
a) o instante em que a bola atinge a sua altura máxima;
b) a altura máxima atingida peal bola;
c) quantos segundos depois do lançamento ela toca o solo.
Atividade 3
-Habilidade relacionada:
Identificar uma função polinomial do 2º grau.
Compreender o significado dos coeficientes de uma função do 2º grau.
Representar graficamente uma função do 2º grau;
Compreender o significado dos coeficientes de função do 2º grau;
Utilizar a função do 2º grau para resolver problemas;
Resolver problemas envolvendo cálculo de máximos e mínimos.
-Pré requisitos: Funções Quadráticas. Reconhecimento do gráfico da função quadrática e de suas propriedades.
-Tempo de duração: 100 minutos ou mais
-Recursos educacionais utilizados: Folha de atividades;
Laboratório de Informática ou notebook do professor com projetor multimídia;
Software Geogebra;
Antena de Tv a cabo pequena ( as utilizadas hoje por fornecedores de serviços como Oi TV, Sky, Claro, Embratel);
Papel milimetrado.
-Organização da turma : Em grupos de 3 ou mais alunos.
-Objetivos: Mostrar aos alunos a importância do tema estudado e sua aplicabilidade em assuntos do cotidiano.
-Revisar elementos de um gráfico de função 2º grau como: raízes, pontos de intersecção
Com eixos y e x, coordenadas do vértice, eixo de simetria, imagem e seu relacionamento com a concavidade da parábola.
-Metodologia adotada:
Alunos divididos em grupos de 3 ou mais alunos, farão seminários em sala, utilizando a antena, a trena para representar os eixos e cada grupo responderá aos questionamentos , mostrando na antena, proposto no problema abaixo. Enquanto os ouvintes esboçarão no papel milimetrado tudo que for exposto pelo grupo e pelo Geogebra que estará sendo projetado no quadro e manuseado pelos apresentadores.
Levando-se em conta que a Parabólica representa uma parábola, é que está sendo definida aqui por definida pela função f(x)= 3x²-10x+3.Eles deverão encontrar:
.as coordenadas de localização desse foco.
.as raízes dessa equação, o eixo de simetria.
.os pontos de intersecção com o eixo y e x.
. a relação da abertura da antena com coeficiente a e a relação do mesmo coeficiente com a imagem da função.
OBS. Essa atividade teve mais funcionalidade com a figura da Parabólica projetada.
Avaliação
A avaliação é uma via de mão dupla, serve para avaliar o aprendizado do aluno e o quão eficiente sua prática pedagógica está sendo. Ela deve ser o norteador de replanejamento.
Nas atividades que aqui foram descritas, foi observado o entendimento de cada aluno sobre o conteúdo e intervenções foram feitas sempre que necessário.
Fontes de pesquisa
ROTEIROS DE ACÃO 2,3
e 7– Função Polinomial do 2º Grau –
Curso de Aperfeiçoamento oferecido por
CECIERJ referente ao 1o ano do Ensino Médio –3º
bimestre/2012 –
http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22/course/view.php?id=6 acessado
em Agosto/2012.
MATEMATICA Dante, 1o Ano/ Luiz Roberto Dante – 1o Edicão
– São Paulo: Ática, 2010.
Vídeo Esse tal de
Báskara - http://www.youtube.com/watch?v=pozKHQxvFSo
Matriz do Saerjinho -2012 -
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