1. Disciplina e anos envolvidos:
Matemática no ensino da Função do 2º grau para 1º ano do Ensino
Médio.
|
||||||||||||||||||
2. Tema central :
Função do 2º grau no 1º ano do Ensino Médio.
|
||||||||||||||||||
3. Temas de apoio:
-Equações do 2º grau;
-Plano Cartesiano.
|
||||||||||||||||||
4. Justificativa:
O
presente projeto tem como objetivo discorrer sobre a prática pedagógica que
será utilizada para o melhor entendimento sobre Função Polinomial do 2º grau.
Prática essa, que deverá levar o aluno a perceber a aplicabilidade do assunto
e a construção do seu próprio conhecimento com situações problemas e
questionamentos feitos por eles.
O
que tenho visto ao longo dos anos é que a falta de interesse pelo assunto e
até mesmo pela própria Matemática tem sido uma constante e pensando em mudar
tal situação e repensando a minha própria prática, surgiu a necessidade de se
planejar aulas mais atrativas e mais inseridas na vida humana.
|
||||||||||||||||||
5. Objetivos gerais e específicos:
-Promover uma prática pedagógica que leve o aluno a compreender o
assunto abordado como uma constante do seu cotidiano;
-Estimular o aluno a ser o protagonista do seu próprio conhecimento,
construindo-o com interação e mediação;
-Estimular o aprendizado de Matemática com o uso da Tecnologia;
- Reconhecer algebricamente uma função do
2º grau em uma situação problema;
-Relacionar
os coeficientes de uma função do 2º grau à sua representação gráfica;
- Resolver
problemas que envolvam funções quadráticas e seus pontos notáveis, como
extremos ou raízes.
|
||||||||||||||||||
6. Enfoque pedagógico :
Baseando-se em duas
correntes pedagógicas e suas especificidades podemos dizer que o projeto
enquadra-se em Neocognitivista, pois o aprendizado será construído pelo
educando e suas interações com o mundo, inclusive com o cibernético, e
Pós-Moderno, pois valoriza os múltiplos saberes.
Nessa perspectiva aluno e professor constroem um
aprendizado mais dinâmico e significativo para o processo com o apoio da
Tecnologia e suas ferramentas.
|
||||||||||||||||||
7. Recursos tecnológicos:
Uso do software Geogebra para gerar as imagens dinâmicas das
situações propostas e depois compartilhá-las na Web 2.0 (Blog) para a
disseminação de conhecimento. Também faremos a utilização de vídeo e
projetor.
|
||||||||||||||||||
8. Etapas e suas estratégias de realização:
1ª
etapa: Fazer a apresentação do vídeo, Esse tal de Báskara e depois mostrar todos
os aspectos relevantes de uma Função do 2º grau, tendo como base o conhecimento
deles em Equação do 2º grau.
Endereço
do vídeo
2ª
etapa: Mostrar a forma de uma função do 2º grau.
3ª
etapa: Relacionar seus coeficientes e suas com a representação gráfica da
parábola.
Tutorial
para as etapas 2 e 3
4ª
etapa: Apresentar a forma canônica e complementação de quadrados para a
resolução da função e introduzir o uso do software Geogebra para a construção
dos conceitos pertinentes ao assunto.
5ª
etapa: Propor exercícios do livro didático.
6ª
etapa: Dispor a turma em pequenos grupos (2 ou 3
alunos), propiciando trabalho organizado e cooperativo no laboratório de
informática.
7ª etapa: Utilizar
o Software Matemático Geogebra para mostrar os pontos notáveis de uma função
quadrática em problemas que envolvam situações da vida humana.
8ª
etapa: Culminância com apresentação de seminários planejados pelos grupos
formados pelos próprios alunos, com o objetivo de trabalharem em sala de aula
situações do cotidiano que envolvam a Função Quadrática.
Tutorial
para as etapas de 4 a 8
Sugestões
de atividades
1)Imagine um jogador de vôlei
sacando em uma partida. Considere que a altura atingida pela bola seja
representada algebricamente por h(t) = -t² + 8t, onde h é a altura em metros e
t o tempo, em segundos.
Complete a tabela abaixo segundo a relação descrita
acima.
2) a. Abra o software Geogebra;
b. Na caixa “Entrada”, na parte inferior da
tela, insira os pontos da primeira tabela do roteiro 1, no formato (x,y),
teclando “ENTER” ao final de cada um deles. Observe que o software nomeia os
pontos, em ordem alfabética, na mesma ordem em que os inserimos no software.
c.
Para podermos visualizar os pontos, temos que ajustar nossa janela gráfica,
diminuindo o zoom.
d.
Para isso, clique no ícone no último menu de opções e clique sobre a janela
gráfica para ajustar a janela de visualização de maneira que você consiga
visualizar os pontos marcados.
e. Agora é a hora de pensar na curva passaria
por todos esses pontos. Para tanto, escreva na caixa “Entrada”, na parte inferior
da tela, o comando POLINÔMIO[A,B,C,D,E]. Esse comando retorna o gráfico da
função polinomial que passa pelos pontos que indicamos dentro dos colchetes (os
nomes dos pontos são dados pelo próprio software).
f.
Agora, responda:
-
Como é esta curva? Descreva-a!
-Compare o resultado
que você encontrou com o Geogebra com o que você havia feito à mão. Você
percebe alguma semelhança? Discuta com seus colegas e tente registrar suas
observações. |
||||||||||||||||||
9. Definição de papéis:
Os alunos estarão o tempo inteiro construindo seu conhecimento
enquanto o professor faz o papel de mediador, direcionando as atividades para
seus objetivos propostos.
|
||||||||||||||||||
10. Sites e bibliografia de apoio:
RODRIGUES,
Rosana. Disponível em:< http://matrosanarodrigues.blogspot.com.br>
Acesso em 02.Out.2013.
LIBANEO,
Jose Carlos. As teorias pedagógicas modernas resiginificadas pelo debate
contemporâneo na educação. Apud SANTOS, Akiko. Educação na era
do conhecimento
em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
PROATIVA.
Disponível em: <http://www.proativa.vdl.ufc.br/principal.php?id=0&idproj=4>
Acesso em 02.Out.2013.
MALDONATO,
Mauro & DELL ORÇO, Silvia. Criatividade, pesquisa e inovação: o caminho
surpreendente da inovação. Boletim Técnico do SENAC: a Revista de
Educação Profissional. Rio de Janeiro, 36(1), jan/abr 2010. pp. 5-13. http://www.senac.br/BTS/361/artigo1.pdf
BASTOS,
Magali C.: Disponível em: < http://magalinopaisdamatematica.blogspot.com.br/>
Acesso em: 02.Out.2013.
COSTA, Rosa M.,
SILVA, Elaine C. Os diferentes
papéis do computador na
educação:
algumas classificações e diretrizes – Material de Estudo, 2008.
SOFTWARE GEOGEBRA.
Disponível em </www.geogebra.org/cms/en/download/>.
VÍDEO
ESSE TAL DE BÁSKARA -Midiateca- <http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22>Acesso
em: ago.2012
|
||||||||||||||||||
11. Coleta de dados:
Serão coletados através das atividades propostas e observação da
participação discente.
|
||||||||||||||||||
12. Seleção do material:
Materiais selecionados em sites, livros didáticos e situações do
cotidiano e ferramenta da web 2.0 (blog) para divulgar as ações e
compartilhar conhecimento.
|
||||||||||||||||||
13. Programação visual:
Utilizaremos vídeo do Youtube e ferramentas da Web 2.0.
|
||||||||||||||||||
14. Meios para a execução:
Laboratório de informática, software Geogebra instalado nas máquinas
e exercícios propostos pelo professor e por alunos em seminários.
|
||||||||||||||||||
15. Avaliação:
Segundo Hoffmann (2000), avaliar é dinamizar
oportunidades de ação- reflexão, num acompanhamento permanente do professor e
este deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendizagem, reflexões
acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na
construção de verdades formuladas e reformuladas.
Nessa perspectiva a avaliação poderá acontecer nas três
modalidades: diagnóstica, somativa e formativa. De modo a fornecer aos
envolvidos no processo de ensino aprendizagem, informações e ferramentas que
possam levar ao alcance dos objetivos propostos aqui.
|
||||||||||||||||||
16. Cronograma:
Serão necessários no mínimo 15 dias e no máximo um mês
para execução do projeto, de maneira que todos os esmiuçamentos possam ser
feitos a respeito da Função do 2 º grau.
|
Compartilhar sugestões de atividades, trabalhos realizados e interação dos alunos com os quais trabalho lecionando Matemática.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Construindo a Função Quadrática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário