terça-feira, 13 de novembro de 2012

TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA


Introdução

Este plano de trabalho tem como objetivo discorrer sobre a prática pedagógica que será utilizada para o melhor entendimento sobre Trigonometria na Circunferência. Prática essa, que deverá levar o aluno a perceber a aplicabilidade do assunto e a construção do seu próprio conhecimento com situações problemas e questionamentos feitos por eles.

Desenvolvimento

Atividade 1
-Habilidade relacionada- Reconhecer a existência de fenômenos que se repetem de forma periódica.                                                                                  
Campo Algébrico
-Pré - requisitos: .Noções de periodicidade.
-Tempo de duração: 100 minutos
-Recursos educacionais utilizados: Folhas de atividades, Roteiro 1, vídeo O ciclo da vida (Rei Leão-Disney)
-Organização da turma  : Individual
-Objetivos: Apresentar ao aluno uma poesia cujo teor nos remete a exemplos de padrões periódicos de comportamento.
                     Reconhecer padrões periódicos de comportamento que sirvam para exemplificar, e justificar o estu­do de funções periódicas.
                     Identificar nas si­tuações do cotidiano, padrões periódicos de comportamento.

-Metodologia adotada:

-Fazer a declamação da  poesia Pôr do Sol


Oscila a onda
Baixa a maré
Vem o pôr do sol
A noite cai
O pêndulo marca a hora
Chega a onda sonora
Os fenômenos sucedem-se em ritmos amenos
Os ciclos repetem-se com simetria
O cientista estudou
E tudo são senos e co-senos
Da trigonometria
  
Maria Augusta Ferreira Neves


-Fazer conversa informal sobre Ciclos que acontecem na Vida Humana: Menstruação, As estações do ano, Movimentos de  translação e rotação, Gravidez e etc.  

Propor as atividades:

1)A Poesia faz alusão a diversos fenômenos naturais que se manifestam, segundo a autora, em ritmos amenos. Em sua opinião, todos os fenômenos descritos no verso aci­ma são de fato periódicos? Justifique.

 2) A natureza de um fenômeno dito periódico reside no fato de que conhecendo um ciclo completo de sua manifesta­ção podemos prever todo o comportamento deste fenô­meno, em qualquer momento. Cite dois fenômenos do tex­to acima que são periódicos.

3)Você seria capaz de fornecer três exemplos de outros fenô­menos físicos que possuem essa propriedade?

-Completar o calendário com as fases da lua e reforçar que tudo tem começo e fim.



Fases da LUA



Meses 
Janeiro




Fevereiro




Março




Abril




Maio




Junho




Julho




Agosto




Setembro




Outubro




Novembro




Dezembro





Atividade 2

-Habilidade relacionada:
 Transformar grau em radiano ou
vice-versa.
-Competência
Converter em graus a medida de um arco dado em radianos, a qual não exceda duas voltas
da circunferência unitária.
 -Pré -requisitos: Arcos e ângulos na circunferência
-Tempo de duração: 200 minutos
-Recursos educacionais utilizados: Folha de atividades, relógio, transferidores, régua e compasso.  
-Organização da turma: Turma disposta em pequenos grupos (2 ou 3 alunos), propi­ciando trabalho organizado e cooperativo.
-Objetivos: Conhecer a unidade de medida radiano para arcos e ângulos.

-Metodologia adotada:

Utilizar o relógio analógico e representar algumas horas propostas no exercício em graus com o transferidor.
Desenhar um círculo com a ajuda do compasso, e representar o grau de cada hora medida, em graus.
Nomear os arcos formados por essas representações e depois transformá-los em radianos.
Fazer as seguintes explicações para os alunos:

Circunferência        O ângulo é a figura formada por duas semi-retas de mesma origem”. 
                            •O grau é a fração de 1/360 do círculo”.
Arco é uma das partes da circunferência delimitada por dois pontos, inclusive”. 


Utilizar exercícios propostos do Livro didático para reforçar as definições.

Atividade 3

-Habilidade relacionada:
Transformar grau em radiano ou vice-versa.

-Competência:
- Converter em graus a medida de um arco dado em radianos, a qual não exceda duas voltas
da circunferência unitária.
 - Converter em radianos a medida de um arco dado em graus, a qual não exceda
duas voltas da circunferência unitária.


        -Pré requisitos:  Conhecer a unidade de medida radiano para arcos e ângulos.
       -Tempo de duração: 100 minutos ou  mais
      -Recursos educacionais utilizados:
      Software GeoGebra; Fo­lha de atividades; Laboratório de Informática / Projetor Multimídia e Notebook do Professor . 
     -Organização da turma : Em grupos de 3 ou mais alunos.
     -Objetivos: Reconhecer a unidade de medida radiano para arcos e ângulos.  

    -Metodologia adotada:

      Levar os alunos para o laboratório de informática e propor o roteiro e propor o roteiro 3 como         atividade , que seguem abaixo os passos:
 1. Abra uma tela do GeoGebra.
2. Trace uma circunferência clicando no botão (6º menu de botões). Dessa forma, você construirá uma circunferência de centro A e que passa pelo ponto B. Logo, podemos conside­rar o segmento AB como sendo o raio dessa circunferência.
3. Marque o segmento AB :
Clique no botão (3º menu de botões)
Clique nos pontos A e B.
Pronto! O segmento AB está marcado.
4. Vamos medir o segmento AB?
Clique no botão (8º menu de botões)
Clique sobre o segmento AB .
Surgirá a expressão a = .... no canto esquerdo da tela (Jane­la da Álgebra).
            • Clique em (1º menu de botões).
5. Marque agora um ponto C sobre a circunferência: clique em (2º menu de botões); em seguida, clique em um ponto sobre a circunferência distinto de B.
6. Marque o segmento AC . Caso tenha dúvidas consulte o item 3 acima.
Qual a medida de AC ? Ela é a mesma de AB ? Por quê?
Com os três pontos A, B e C é possível traçar ângulos. Estamos interessados no ângulo cujo vértice é o ponto A, ou seja, o centro da circunferência. Esse ângulo BÂC determina sobre a circunferência o arcoBC .
  


Avaliação

A avaliação é uma via de mão dupla, serve para avaliar o aprendizado do aluno e o quão eficiente sua prática pedagógica está sendo. Ela deve ser o norteador de replanejamento.
Nas atividades que aqui foram descritas, será observado  o entendimento de cada aluno sobre o conteúdo e  intervenções serão feitas sempre que necessário. 




Referências Bibliográficas

ROTEIROS DE ACÃO 1 e 3–Trigonometria na Circunferência – Curso de  Aperfeiçoamento oferecido por CECIERJ referente ao 1o ano do Ensino Médio –3º bimestre/2012 – http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22/course/view.php?id=6   acessado em  Setembro/2012.

MATEMATICA  Dante, 1o Ano/ Luiz Roberto Dante – 1o Edição – São Paulo: Ática, 2010.

Vídeo- O rei leão – O ciclo da vida (Disney)- http://www.youtube.com/watch?v=YO3NEhIz-Ws


Matriz do Saerjinho -2012 -



                                                          Rosana Rodrigues











Nenhum comentário:

Postar um comentário