Introdução
Este plano de trabalho tem como objetivo discorrer
sobre a prática pedagógica que será utilizada para o melhor entendimento sobre
Trigonometria na Circunferência. Prática essa, que deverá levar o aluno a
perceber a aplicabilidade do assunto e a construção do seu próprio conhecimento
com situações problemas e questionamentos feitos por eles.
Desenvolvimento
Atividade 1
-Habilidade
relacionada: - Reconhecer a existência de fenômenos que se
repetem de forma periódica.
Campo Algébrico
-Pré -
requisitos:
.Noções de periodicidade.
-Tempo de duração:
100 minutos
-Recursos educacionais utilizados:
Folhas de atividades, Roteiro 1, vídeo O ciclo da vida (Rei Leão-Disney)
-Organização da turma : Individual
-Objetivos: Apresentar
ao aluno uma poesia cujo teor nos remete a exemplos de padrões periódicos de
comportamento.
Reconhecer padrões periódicos de comportamento que sirvam para
exemplificar, e justificar o estudo de funções periódicas.
Identificar nas situações do cotidiano, padrões periódicos de
comportamento.
-Metodologia adotada:
-Fazer a declamação da poesia Pôr do Sol
Oscila a onda
Baixa a maré
Vem o pôr do sol
A noite cai
O pêndulo marca a hora
Chega a onda sonora
Os fenômenos sucedem-se em
ritmos amenos
Os ciclos repetem-se com
simetria
O cientista estudou
E tudo são senos e
co-senos
Da trigonometria
Maria Augusta Ferreira Neves
-Fazer conversa informal sobre Ciclos que acontecem
na Vida Humana: Menstruação, As estações do ano, Movimentos de translação e rotação, Gravidez e etc.
Propor as atividades:
1)A Poesia faz alusão a
diversos fenômenos naturais que se manifestam, segundo a autora, em ritmos
amenos. Em sua opinião, todos os fenômenos descritos no verso acima são de
fato periódicos? Justifique.
2) A natureza de um fenômeno dito periódico
reside no fato de que conhecendo um ciclo completo de sua manifestação podemos
prever todo o comportamento deste fenômeno, em qualquer momento. Cite dois
fenômenos do texto acima que são periódicos.
3)Você seria
capaz de fornecer três exemplos de outros fenômenos físicos que possuem essa
propriedade?
-Completar o calendário com as fases da lua e
reforçar que tudo tem começo e fim.
Fases da
LUA
Meses
|
|
|
|
|
Janeiro
|
||||
Fevereiro
|
||||
Março
|
||||
Abril
|
||||
Maio
|
||||
Junho
|
||||
Julho
|
||||
Agosto
|
||||
Setembro
|
||||
Outubro
|
||||
Novembro
|
||||
Dezembro
|
Atividade 2
-Habilidade
relacionada:
Transformar grau em radiano ou
vice-versa.
-Competência -
Converter em graus a medida de um arco dado
em radianos, a qual não exceda duas voltas
da
circunferência unitária.
-Pré -requisitos:
Arcos e ângulos na circunferência
-Tempo de duração:
200 minutos
-Recursos educacionais utilizados:
Folha de atividades, relógio, transferidores, régua e
compasso.
-Organização da turma:
Turma disposta em pequenos grupos (2 ou 3 alunos),
propiciando trabalho organizado e cooperativo.
-Objetivos:
Conhecer a unidade de medida radiano para arcos e
ângulos.
-Metodologia adotada:
Utilizar o relógio analógico e representar algumas
horas propostas no exercício em graus com o transferidor.
Desenhar um círculo com a ajuda do compasso, e
representar o grau de cada hora medida, em graus.
Nomear os arcos formados por essas representações e
depois transformá-los em radianos.
Fazer as seguintes explicações para os alunos:
•O grau é a fração de 1/360 do
círculo”.
•Arco é uma das partes da circunferência delimitada por dois
pontos, inclusive”.
Utilizar exercícios propostos do Livro didático para
reforçar as definições.
Atividade 3
-Habilidade relacionada:
Transformar
grau em radiano ou vice-versa.
-Competência:
- Converter em graus a medida de um arco dado
em radianos, a qual não exceda duas voltas
da
circunferência unitária.
-
Converter em radianos a medida de um
arco dado em graus, a qual não exceda
duas voltas da
circunferência unitária.
-Pré requisitos:
Conhecer a
unidade de medida radiano para arcos e ângulos.
-Tempo de duração:
100 minutos ou mais
-Recursos educacionais utilizados:
Software GeoGebra; Folha de atividades; Laboratório de
Informática / Projetor Multimídia e Notebook do Professor .
-Organização da turma
: Em grupos de 3 ou mais alunos.
-Objetivos: Reconhecer a unidade de medida radiano para arcos e ângulos.
-Metodologia adotada:
Levar os alunos para o laboratório de informática e
propor o roteiro e propor o roteiro 3 como atividade , que seguem abaixo os
passos:
1.
Abra
uma tela do GeoGebra.
2. Trace uma circunferência clicando no
botão (6º menu de botões). Dessa forma, você construirá uma circunferência de
centro A e que passa pelo ponto B. Logo, podemos considerar o segmento AB como
sendo o raio dessa circunferência.
3. Marque o segmento AB :
• Clique no botão (3º menu de botões)
• Clique nos pontos A e B.
Pronto! O segmento AB
está marcado.
4. Vamos medir o segmento AB?
• Clique no botão (8º menu de botões)
• Clique sobre o segmento AB .
• Surgirá a expressão a = .... no
canto esquerdo da tela (Janela da Álgebra).
• Clique em (1º menu de botões).
5. Marque agora um ponto C sobre a
circunferência: clique em (2º menu de botões); em seguida, clique em um ponto
sobre a circunferência distinto de B.
6. Marque o segmento AC . Caso tenha
dúvidas consulte o item 3 acima.
Qual a medida de AC
? Ela é a mesma de AB ? Por quê?
Com os três pontos A,
B e C é possível traçar ângulos. Estamos interessados no ângulo cujo vértice é
o ponto A, ou seja, o centro da circunferência. Esse ângulo BÂC determina sobre
a circunferência o arcoBC .
Avaliação
A avaliação é uma via de mão dupla, serve para
avaliar o aprendizado do aluno e o quão eficiente sua prática pedagógica está
sendo. Ela deve ser o norteador de replanejamento.
Nas atividades que aqui foram descritas, será observado o entendimento de cada aluno sobre o conteúdo e intervenções serão feitas sempre que
necessário.
Referências Bibliográficas
ROTEIROS DE ACÃO 1 e
3–Trigonometria na Circunferência – Curso de
Aperfeiçoamento oferecido por CECIERJ referente ao 1o ano do Ensino Médio –3º
bimestre/2012 –
http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22/course/view.php?id=6 acessado
em Setembro/2012.
MATEMATICA Dante, 1o Ano/ Luiz Roberto Dante – 1o Edição
– São Paulo: Ática, 2010.
Vídeo-
O rei leão – O ciclo da vida (Disney)- http://www.youtube.com/watch?v=YO3NEhIz-Ws
Matriz do Saerjinho -2012 -
Rosana Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário