A aula planejada abaixo pode ser utilizada em turmas de 1º ano do Ensino Médio e adaptada para o 9º do Fundamental.
Atividade
1
-Habilidade relacionada:
H13 Resolver problemas envolvendo a lei dos cossenos ou
a lei dos senos.
-Pré- requisitos:
Matemática do ensino fundamental
-Tempo de duração:
100 minutos
-Recursos educacionais utilizados: Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=bpk9jRBPXj0http://www.youtube.com/watch?v=f0i13e4Fj0w
-Organização da turma
: Livre no auditório
-Objetivos:
-Fazer a conexão
entre Trigonometria e a vida humana;
-Reconhecera
importância do estudo de Trigonometria na vida humana e sua evolução.
-Metodologia adotada:
Levar os alunos para assistir os vídeo e fazer pequenas intervenções sobre o conteúdo quando for
necessário.
Promover discussão sobre o tema em
sala, pós vídeo.
Atividade
2
-Habilidade relacionada:
H
12-Resolver problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo
retângulo (seno, cosseno
e
tangente dos ângulos de 30°, 45°e 60°).
-Pré- requisitos:
Semelhança de triângulos
-Tempo de
duração: 100 minutos
-Recursos educacionais utilizados: Tangran, régua, transferidor, tesoura , lápis de cor
-Organização da turma
: Dispor a turma em duplas
-Objetivos:
-Encontrar ângulos com o
transferidor nas figuras dispostas no Tangran;
-Fazer intervenções individuais
para cada dupla mostrando o uso correto do transferidor ;
-Trabalhar as relações seno,
cosseno e tangente nos triângulos formados no desenho;
- Propor uma situação em
atividade e utilizar réguas para a resposta medindo o Tangran.
-Metodologia adotada:
Dispor a turma em duplas, pedir que tragam de casa
régua ,transferidor, tesoura e lápis de cor, em uma aula anterior.
Relembrar a tabela dos ângulos notáveis e distribuir o desenho do Tangran copiado em cartolina.Levá-los a colorir a figura explicando a história do mesmo e o por quê de estarmos utilizando-o.
Encontrar ângulos com o transferidor nas figuras dispostas no Tangran, fazer intervenções individuais para cada dupla mostrando o uso correto do transferidor .
Trabalhar as relações seno, cosseno e tangente nos triângulos formados no desenho. Propor uma situação em atividade e utilizar réguas para a resposta medindo o Tangran.
Utilizar a figura do Tangran com as medidas propostas em exercícios.
Relembrar a tabela dos ângulos notáveis e distribuir o desenho do Tangran copiado em cartolina.Levá-los a colorir a figura explicando a história do mesmo e o por quê de estarmos utilizando-o.
Encontrar ângulos com o transferidor nas figuras dispostas no Tangran, fazer intervenções individuais para cada dupla mostrando o uso correto do transferidor .
Trabalhar as relações seno, cosseno e tangente nos triângulos formados no desenho. Propor uma situação em atividade e utilizar réguas para a resposta medindo o Tangran.
Utilizar a figura do Tangran com as medidas propostas em exercícios.
Atividade
3
-Habilidade relacionada:
H05 – Identificar figuras semelhantes, mediante o
reconhecimento de relações de proporcionalidade.
-Pré- requisitos: Reconhecer os lados de um triângulo
retângulo; identificar ângulos com-plementares e triângulos semelhantes.
-Tempo
de duração: 100 minutos
-Recursos
educacionais utilizados:
Roteiro 3 – Estudando as
Razões Trigonométricas no GeoGebra
Computador com software Geogebra instalado, datashow,
calculadora científica, em geral disponível no computador.
-Objetivo:
-Entender o conceito principal das razões
trigonométricas de triângulos retângu-los e as suas principais propriedades.
Calcular experimentalmente as razões trigonométricas para os ângulos notáveis.
-Organização da classe:
Turma organizada em grupos de três alunos,
propiciando trabalho organizado e colaborativo.
Metodologia:
Atividade 1
Iniciando a Construção de
Triângulos Retângulos (GEOBEBRA)
Atividade 2
Medindo os Ângulos de um
Triângulo (GEOGEBRA)
Referências Bibliográficas
ROTEIRO DE ACÃO 3- Razões
Trigonométricas no Triângulo Retângulo – Curso de Aperfeiçoamento oferecido por CECIERJ
referente ao 1o ano do Ensino Médio –2º
bimestre/2013 – http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22/course/view.php?id=6
MATEMATICA Dante, 1o Ano/ Luiz Roberto Dante – 1o Edição
– São Paulo: Ática, 2010.
Matriz do Saerjinho -2013 - http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22
Currículo Mínimo de Matemática-2013- http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22
Rosana Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário